Saúde Bucal

Dietas da moda como as que priorizaram alimentos crus podem ser bons para sua cintura, mas não para os dentes, alerta especialistas.

Assim como a cárie dentária, outros efeitos colaterais desagradáveis – como o mau hálito e bactérias extras na boca – podem surgir como efeitos de dietas extremas.

Dietas que exigem a troca de refeições por sucos podem causar picos de insulina, que logo depois despenca. Isso altera a estrutura do colágeno no corpo e afeta a gengiva, porque as fibras de colágeno é que mantêm os dentes no lugar.
Sucos de frutas e vegetais tendem a ser ricos em ácido, que podem trazer grandes prejuízos ao esmalte do dente.

Cortar carboidratos
Ao invés de cortar os carboidratos completamente, priorize as massas integrais.

Shakes
Muitas pessoas preferem trocar duas refeições do dia por shakes, embora muitas vezes uma única porção contenha 18 gramas de gordura.

O item, segundo o especialista, pode causar cáries e o acúmulo de placa, que não podem ser retirados com a escovação. Escolha sempre pelas versões menos açucaradas.

Substituições saudáveis
Há ainda planos que oferecem refeições prontas, teoricamente mais saudáveis, como opção de substituição a um prato tradicional. Muitos tendem a retirar gordura e substituir com açúcar extra, além de sal, para manter o sabor. Isso pode ser extremamente perigoso para os dentes.

Preparando os próprios alimentos em casa, ao contrário, as pessoas conseguem controlar a quantidade destes ingredientes. Outra recomendação do dentista é trocar o café pelo chá verde, que reduz a coloração dos dentes e combate a infecção bacteriana e inflamações.

Dieta de alimentos crus
Esta opção nem sempre é benéfica para os dentes. Apesar de os açúcares das frutas serem naturais, quando passam pela boca não se diferenciam de açúcares de chocolates ou doces.

A dica é usar fio dental sempre após os lanchinhos, para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado entre os dentes.

 

Fonte: saudeterra

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