Saúde Bucal

Quando a sensibilidade dos dentes ataca qualquer variação de temperatura pode ser suficiente para causar dores. Isso acontece quando o esmalte do dente é desgastado e deixa a dentina exposta.

O problema é que essa sensibilidade pode ficar ainda pior com alguns maus hábitos, que vão além de comer alimentos muito quentes ou frios.

 

Recessão gengival
Mastigação errada e escovação com muita força podem contribuir para a retração da gengiva, que deixa a parte do dente que cobre os nervos – a dentina – exposta.
Ao notar essa recessão, é preciso procurar um dentista o mais rápido possível.
Uma vez retraída a gengiva não volta mais para a posição original.

Escovação exagerada 
Além de causar recessão da gengiva, a escovação muito forte provoca desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida.
Para evitar os dentes sensíveis nesse caso, é preciso escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, sem pressionar demais a escova – não é a força que vai determinar a limpeza dos dentes.

Dentes lascados 
Uma lasquinha no dente já pode ser suficiente para tirar a proteção do esmalte e deixar a dentina exposta, aumentando a sensibilidade. Por isso, evite o hábito de abrir garrafas ou embalagens com a boca. O dente não deve ser usado como ferramenta.

Bruxismo 
O hábito de apertar e ranger demais os dentes – bruxismo – provoca desgaste e perda do esmalte.
Uma das maiores causas do bruxismo é o estresse, mas é possível evitar os danos que ele provoca nos dentes usando um protetor bucal especial, indicado por um dentista.

Enxaguante bucal
Os enxaguantes bucais com pH ácido podem contribuir para agravar a sensibilidade dos dentes.
O que realmente limpa os dentes e as mucosas é o atrito das cerdas da escova e o fio dental.

Alimentos ácidos
Refrigerantes, frutas cítricas, vinagre e outros alimentos ácidos podem agravar a sensibilidade.
O atrito da escova com a superfície atacada pelo ácido abrasiona o dente, causando ainda mais sensibilidade. Por isso, o ideal é evitar o consumo em excesso desses alimentos.

Alimentos muito frios ou quentes
Quando a dentina já está exposta e, consequentemente, os nervos dos dentes ficam vulneráveis a qualquer variação brusca de temperatura.
Para amenizar esse problema, é preciso tratar a sensibilidade com um odontologista, que indicará produtos especiais, como flúor em gel e pasta para dentes sensíveis.


Fonte: Minhavida

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário