Loe Odontologia

Extrair um dente não é brincadeira. Considerado por muitos um procedimento temível, hoje em dia os dentistas possuem uma gama de recursos para fazer com que o pós-operatório de uma cirurgia de extração de dente seja tranqüila. O objetivo deste post é esclarecer algumas dúvidas e informar aos pacientes quais os cuidados devem ser tomados após a extração de um dente.

– Tomar somente a medicação prescrita pelo dentista: Esse tópico é muito importante pois muitas pessoas apelam para chás, bochechos com bebidas alcoólicas, aplicar medicamentos caseiros no local da extração do dente, etc. Não faça isso pois o risco de infecções é alto. Normalmente são prescritos antibióticos, antinflamatórios e analgésicos (lembrando que depende de cada caso clínico). Na dúvida entre em contato com seu dentista.

– Evitar esforço físico: Esforço físico pode fazer com que o sangramento no local da extração se acentue. Fique de repouso!

– Gelo: Aplique próximo ao local da extração do dente conforme indicação do seu dentista.

– Não tente cuspir ou bochechar com muita força nas primeiras horas após a cirurgia. O coágulo responsável pela cicatrização e os pontos podem romper e ocorrer sangramentos indesejados.

– Comer alimentos líquidos ou pastosos de preferência gelados no primeiro dia.

– Não fume: o fumo prejudica a cicatrização e também pode causar sangramentos.

– Utilize dois travesseiross ao dormir pois é importante ficar com a cabeça em uma posição mais elevada;

– Higiene oral: normalmente os dentistas prescrevem Gluconato de clorhexidina 0,12% (Periogard, Periotherapy..) que auxiliam muito no pós operatório. A escovação dos dentes continua normalmente com uso de pasta e fio dental.

– Remoção dos pontos: Normalmente a remoção dos pontos ocorre em 7 dias, portanto programe-se para não faltar nessa consulta.

– Seguindo estas dicas você certamente terá um pós-operatório de extração de dente tranquilo.

Fonte: http://zip.net/bnmQFF