05As próteses dentárias também precisam ser escovadas, já que elas normalmente acumulam muitas bactérias.

Aqui estão alguns tópicos para ajudar na limpeza da sua prótese dentária:

  1. Recomenda-se, antes de iniciar a higiene, colocar uma toalha dentro da pia ou em um recipiente, pois em caso de queda, a prótese não se quebrará.
  2. Segure firmemente a prótese dentária. Elas podem ser higienizadas mecanicamente com escovas apropriadas, dentifrício ou sabão neutro e água fria, 04 vezes ao dia ou após a ingestão de alimentos. Caso possua dentes (no caso de próteses parciais removíveis), não esqueça de escová-los também e procure não escovar os dentes com a mesma escova da prótese. A escova para os dentes deverá ser macia.
  3. Escove a prótese de modo a remover os restos alimentares e a placa bacteriana;
  4. Pode-se completar essa higiene com uma limpeza química com produtos efervescentes ou deixar a prótese em um copo com água e bicarbonato durante a noite ou só com água;
  5. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza dos dentes naturais .

Existem produtos próprios para limpeza das próteses que devem ser usados de acordo com as indicações do fabricante.

As pessoas que usam prótese dentária devem massagear os locais da boca onde a prótese assenta (gengivas e o céu-da-boca) com uma escova de dentes macia.

O interior da boca deve ser examinado regularmente e deve procurar-se sinais de inflamação que possam ser originados por uma prótese dentária desajustada.

Se aparecerem qualquer tipo de feridas na boca, dor ou se verificar que as próteses dentárias não estão bem adaptadas, procure o seu dentista.