Saúde Bucal

O que é a língua geográfica?

Muitos fatores podem causar infecções na boca, mas uma das condições orais de aspecto mais incomum não está relacionada com uma infecção, e não é signo de câncer oral. De fato, a maioria das pessoas com língua geográfica têm boa saúde geral.

A língua geográfica aparece quando as papilas (essas pequenas protuberâncias que cobrem a língua) desaparecem de zonas aleatórias da língua, e deixam placas vermelhas lisas de diferentes tamanhos que criam um aspecto similar a um mapa. Estas placas podem mudar de tamanho e forma de um dia para o outro. A condição nem sempre é dolorosa, mas algumas pessoas referem moléstias na língua e sensação de ardência que piora ao comer alimentos quentes ou picantes.

Ainda se desconhece a causa da perda das papilas, embora estudos demonstraram que a condição não tem um padrão familiar. Outras causas possíveis incluem estresse, alergias e mudanças hormonais. O tabagismo e o consumo de álcool podem piorar qualquer irritação.

Se os sintomas persistirem durante mais de 10 dias, consulte com o seu dentista para descartar qualquer condição potencialmente grave da saúde oral. O problema da língua geográfica costuma resolver-se sem tratamento depois de poucos meses, e a língua retoma ao seu aspecto normal. Se você padece de língua geográfica, pode reduzir suas moléstias evitando o consumo de alimentos picantes, álcool e tabaco.

 

Fonte: Oralb