GengivasPeriodontia

Sangramento nas gengivas pode ser um sinal de que você está em risco de ter, ou já tem, doença na gengiva. Entretanto, sangramento persistente nas gengivas pode se dever a condições médicas sérias, como leucemia e distúrbios hemorrágicos e de plaquetas.

Considerações

É importante seguir as instruções de seu dentista para manter gengivas saudáveis. Técnicas inadequadas para escovar os dentes e usar fio dental podem, na verdade, irritar ou traumatizar o tecido da gengiva.

Causas

O sangramento nas gengivas se deve principalmente a remoção inadequada de placa dos dentes na linha da gengiva. Isso levará a uma condição chamada gengivite, ou gengivas inflamadas.

Se a placa não for removida com escovação regular e visitas ao dentista, endurecerá e se tornará o que é conhecido como tártaro. Essencialmente, isso levará a aumento no sangramento e uma forma mais avançada de doença na gengiva e mandíbula conhecida como periodontite.

Outras causas de sangramento na gengiva incluem:

– Qualquer desordem hemorrágica

– Escovação com muita força

– Alterações hormonais durante a gravidez

– Púrpura idiopática trombocitopênica

– Dentaduras mal ajustadas

– Uso inadequado de fio dental

– Infecção, que pode ser relacionada ao dente ou à gengiva

– Leucemia

– Escorbuto

– Uso de afinadores do sangue

– Deficiência de vitamina K

Cuidados

Visite o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses para remoção de placa. Siga as instruções de seu dentista para cuidado em casa.

Você deve escovar os dentes suavemente com uma escova de cerdas macias depois de cada refeição. O dentista pode recomendar enxaguar com água e sal ou com uma mistura de água oxigenada e água. Evite usar enxaguantes bucais comerciais que contêm álcool, que agravam o problema.

Usar fio dental duas vezes por dia pode evitar o acúmulo de placa. Evitar comer entre as refeições e reduzir carboidratos também pode ajudar. Siga uma dieta saudável e balanceada.

Outras dicas:

Evite o uso de tabaco, que agrava o sangramento das gengivas.

Controle o sangramento ao aplicar pressão diretamente sobre as gengivas com uma gaze embebida em água gelada.

Se você foi diagnosticado com uma deficiência de vitamina, tome os suplementos recomendados.

Evite aspirina, a não ser que seu médico tenha recomendado seu uso.

Se os efeitos colaterais do medicamento forem irritantes, peça para o médico recomendar outro remédio. Nunca troque de medicamentos sem consultar o médico.

Use um dispositivo de irrigação oral em ajuste baixo para massagear as gengivas.

Consulte o dentista se suas dentaduras não encaixam corretamente ou causam pontos doloridos na gengiva.

 

Fonte: http://zip.net/bgmRxq