denti
Sabia você que a diabetes pode ajudar a causar problemas de saúde dental? Se você for um adulto com diabetes tipo 1 ou tipo 2, e em ocasiões o controle da glicemia não é tão bom como o seu médico desejaria, você poderia ter maior risco de desenvolver problemas de saúde oral. Um destes problemas potenciais inclui um tipo grave de infecção das gengivas, denominado doença periodontal, que pode conduzir à perda dos dentes. A diabetes reduz sua capacidade para combater os germes causadores da doença periodontal, também denominada doenças das gengivas.

Doença periodontal e glicose sanguínea

A doença periodontal ou das gengivas é uma infecção grave das gengivas que pode conduzir à perda de dentes e lhe impedir de alcançar os objetivos nutricionais fixados por seu médico ou instrutor de diabetes. Se não for detectada por um dentista ou higienista, ou fica sem tratar, a doença periodontal pode causar uma infecção que destrói o osso que sustenta os dentes. À medida que progride a doença das gengivas, os sintomas podem incluir dentes frouxos ou móveis, mau hálito ou gengivas sangrantes. A doença periodontal pode piorar o controle da glicose sanguínea e vice-versa. Se sua glicose sanguínea é elevada ou flutua, você corre o risco de desenvolver doença periodontal grave.

Sintomas de doença periodontal

  • Gengivas vermelhas e inchadas.
  • As gengivas sangrantes não são saudáveis. Inclusive se suas gengivas só sangram quando você as escova muito forte, QUALQUER signo de sangramento não é normal.
  • Pus branco ou amarelo ao redor das gengivas.
  • Dente que são mais largos e gengivas que retrocederam dos dentes.

Considere as seguintes perguntas:

  • Alguma vez você observou sangue (vermelho) em sua escova de dentes, em sua comida ou em sua saliva?
  • Tem algum dente frouxo que se move por si só?
  • Alguma vez lhe informaram que tem doença das gengivas ou lhe extraíram um dente devido a doença das gengivas?
  • Consome algum produto derivado de tabaco?
  • Faz mais de dois anos que consultou por última vez com um dentista?
  • Sua concentração de hemoglobina A1c é superior a 7,0?

Uma ou mais respostas afirmativas justificam um exame dental para descartar doença periodontal.

Se você tiver diabetes, assegure-se de prestar especial atenção a sua rotina de cuidado oral, dado que a doença periodontal pode ser prevenida, por meio da higiene bucal adequada e consultas regulares com o dentista.

 

Fonte: Oralb

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit