OrtodontiaPeriodontia

O sorriso gengival geralmente está associado a exposição excessiva dos dentes da frente e a gengiva quando a pessoa sorri. Excesso vertical da maxila é o nome que se dá as pessoas que tem este problema de discrepância maxilo-mandibular.

Dúvidas mais comuns:

1- A causa do Sorriso Gengival sempre é o excesso de gengiva?

Não. O sorriso gengival pode ser também uma combinação de fatores intra e extra-orais, isto é, não somente causada por excesso de maxila, mas também incompetência labial ou falta de vedamento labial. Esta “falta” de vedamento pode ser causada porque a pessoa pode ser biprotrusa (bicudinha), ou falta de tônus muscular dos lábios, respiração bucal devido a obstrução das vias aérea superiores.

2- Quais são os tratamentos para corrigir este problema?

Tratamento ortodôntico com mini implantes, tratamento fonoaudiológico, gengivectomia (retirada de parte da gengiva), gengivoplastia (uma espécie de plástica da gengiva), uso de toxina botulínica (Botox), uma combinação destes tratamentos ou como alternativa mais radical, a cirurgia ortognática com impacção maxilar superior que também pode ser combinado a outras manobras cirúrgicas, são alguns dos tratamentos disponíveis hoje em dia.

3- Como saber qual destes tratamentos estou precisando?

Somente uma consulta com o seu dentista através de exames específicos, poderão responder a esta dúvida que aflige tantos pacientes. O profissional levará em conta o seu histórico odontológico e acima de tudo a sua queixa principal a fim de mensurar o tamanho da deformidade esquelética e comprometimento na qualidade de vida do paciente.

4- Quanto tempo leva o tratamento para o sorriso gengival?

Dependendo do seu problema, seu dentista, periodontista (dentista especialista em gengivas), ortodontista ou cirurgião ortognata dará o tempo para cada tipo de tratamento. Mas, primeiro é necessário você saber qual destes profissionais precisará. Portanto, consulte seu dentista e ele fará o encaminhamento para o profissional correto.

5- Um tratamento para Sorriso Gengival é muito caro?

Depende do tipo de tratamento a ser escolhido. Os tratamentos menos invasivos e mais conservadores, tem o custo menor (Botox, gengivectomia, gengivoplastia). Já os tratamentos com cirurgia ortognática são mais caros. Tudo dependerá da sua disponibilidade em resolver o seu sorriso.

Fonte: http://zip.net/bcmQ4T