Sem categoria

Conheça as causas de sensibilidade dental

A sensibilidade dental se conta entre as causas comuns de dor de dentes. A frase “sensibilidade dental” se refere a moléstias dentais ou sensação de dor dental em um ou mais dentes. A dor da sensibilidade dental costuma ser repentina e aguda. A sensibilidade dental ocorre quando a capa do dente por debaixo do esmalte (denominada dentina) ou a capa que recobre a raiz (denominada cimento) ficam expostas ao longo da linha da gengiva, devido a recesso das gengivas. As zonas expostas respondem ao calor e o frio, e em ocasiões a alimentos doces ou picantes, e ocorre a dor.

As causas de sensibilidade dental variam, e se você tiver dentes sensíveis, pode dever-se a vários destes fatores:

  • Escovação excessiva. Você pode ter muito do que é bom. A escovação dos dentes com muita força ou com uma escova de dente de cerdas duras pode desgastar o esmalte do dente, expor o cimento ou a dentina e causar sensibilidade dental;
  • Doença das gengivas. O tecido inflamado das gengivas se separa do dente e deixa as zonas vulneráveis expostas;
  • Ranger dos dentes. O ranger dos dentes pode causar o desgaste do esmalte, por isso a dentina fica exposta.

Se você tem dentes sensíveis, não descuide sua rotina diária de cuidado oral. Somente assegure-se de usar uma escova de dente macia e fio dental macio. Também pode provar com uma pasta dental desenhada para dentes sensíveis. Há várias marcas disponíveis e você deveria notar um pouco de melhora com o uso regular de qualquer uma delas. Além disso, prove dispersando um pouco de creme dental para dessensibilizante ao longo do cimento exposto, ou a zona da dentina antes de ir dormir, para ajudar a reduzir a sensibilidade. Somente use a ponta do dedo ou um cotonete de algodão, para esfregar o creme dental diretamente sobre o ponto exposto.

Fonte: Oralb

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário