chiclete_concentrao

Se o chiclete ou uma maçã substitui a escova de dentes. Para responder a esta pergunta fomos garimpar alguns artigos que falam a respeito do assunto.

Veja a resposta as dúvidas mais comuns:

1- O chiclete substitui a escova de dentes?

Mais ou menos. A saliva tem um papel crucial na prevenção contra a cárie, pois controla o PH da boca, isto é, o aumento do fluxo salivar facilita a remineralização do dente e equilibra a acidez advinda de alimentos açucarados a fim de não provocar cárie nos dentes. Pessoas que tem disfunção salivar (xerostomia), tem muito mais risco de contrair a doença cárie.

Recomenda-se os chicletes como tratamento de prevenção anti-cárie, especialmente em pacientes que sofrem de xerostomia.  A goma de mascar, não só age como um estimulante salivar, mas também pode ser um veículo útil para alguns agentes, como a clorexidina, flúor e fosfato de cálcio. Além disso, existem goma de nicotina utilizada para substituir a nicotina do cigarro a fim de reduzir os efeitos de reação de abstinência da nicotina por pessoas que tentam parar de fumar.

2-Chiclete provoca cárie? Devo comprar com açúcar ou adoçante?!

Em estudos de saúde em Universidades dos Estados Unidos, a goma de mascar está sendo usada como veículo de entrega de substâncias como o cálcio, bicarbonato de carbamida, a clorexidina, flúor e xilitol para melhorar a saúde bucal e reduzir a cárie. Estas substâncias apresentam propriedades que são protetores do meio bucal e previnem doenças bucais. O debate para defender o uso do xilitol na prevenção da cárie avança, no entanto, o uso de goma de mascar de jovens escolares nos Estados Unidos é impedida por  preocupações por asfixia e ausência de recomendações específicas sobre a administração do xilitol. Portanto, utilizar goma de mascar contendo substâncias de proteção dentária, principalmente xilitol, em programas de prevenção da cárie, pode reduzir a epidemia de cárie dentária.

3- Chiclete engorda?!

Essa é para as mulheres, sempre desesperadas!rs

Não, o chiclete tem poucas calorias, principalmente os que levam os adoçantes na composição! É claro que se você mascar chicletes com aqueles recheios açucarados de dois em dois minutos, vai engordar e ficar com cárie! Tudo é questão de bom senso.

4-O chiclete da dor de estomago?

O chiclete não, mas tem gente que usa o chiclete para enganar a fome. Aí não tem jeito, chiclete não é substituto de refeição nenhuma! De barriga vazia, mascando chiclete, o cérebro acha que você está se alimentando e vai produzindo ácido clorídrico no estômago, a longo prazo esse ácido pode provocar problemas sim! Por isso, alimente-se bem! Goma de mascar não é alimento!

5-chiclete previne mau hálito?

Não, chiclete mascara o mau hálito! Se você está com mau hálito deve procurar um tratamento com seu dentista, pois mau hálito é sinal de que algo não vai bem. Pode ser causado por má higiene bucal, tártaro, língua sem escovar…

6- O chiclete clareia os dentes?!

Não, os chicletes que prometem o clareamento estão mentindo! As substâncias clareadoras são corrosivas e podem fazer mal à saúde! Só o dentista pode manipular substâncias clareadoras. Portanto, se você quer clarear os dentes, visite seu dentista, não gaste dinheiro com chicletes!

 

 

Fonte: ortodontia para todos

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit